Lixeira Robôtica


Brenda Larissa, Gislene Santiago, Karoline Oliveira, Lorena Brandão, Renata Souza.



          Prezados leitores, viemos compartilhar o projeto de TI VERDE inovador, desenvolvido por Brenda Larissa, Gislene Santiago, Karoline Oliveira, Lorena Brandão e Renata Souza, chamado Lixo Robôtico. Que funciona da seguinte forma:

  • Locomoção: Para o funcionamento do lixo robôtico a prefeitura instalará trilhos específicos para a lixeira em todos os quarterões da cidade. Por meio desta a lixeira se locomoverá. Sua capacidade de velocidade é de até 30 km/h. Seu comando será através de um aplicativo gratuito de Smartphone, Tablets, Iphone e Windowns, onde ao clicar no botão acionará a lixeira que irá automaticamente até você.
  • Estrutura Física Interna: Sua capacidade é de 100 kg. A lixeira dividirá automaticamente todo o material descartado na mesma em ôrganico e reciclável.
  • Estrutura Tecnológica Interna:  Caso uma primeira pessoa acione a lixeira e enquanto a lixeira ainda está a caminho uma segunda pessoa acione aparecerá um alerta escrito: "ocupado". A lixeira possui um sensor onde lhe permite saber o momento de abrir a tampa, fechar e prosseguir seu caminho até a segunda pessoa que a acionou. Outro recurso importante da lixeira é que ao chegar em 95 kg a lixeira possui um sistema que aciona os coletores mais próximos dela para recolher o material descartado.

          Conceito de TI VERDE: A Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, pode ser definida como o conjunto de atividades e soluções fornecidas pela computação.

          Assim como todas as atividades humanas, a TI provoca impactos sobre o meio ambiente, como, por exemplo, a utilização de recursos naturais para a fabricação de hardware, o consumo de energia elétrica e a geração de resíduos conhecidos como lixo eletrônico.


          Nosso projeto tem como objetivo amenizar a poluição nas cidades, de forma que há o fácil acesso à lixeira.