TODAS AS RESPOSTAS



O cachorro Baltazar, que era o cão mais simpático da rua, estava curioso com tantos segredos. Era o segredo da Lua e do Sol, do Vento e do Esquilo, do Pedro e da Cremilde.

Ilustração da pagina 1

Aproveitando o facto de a Lua e o Sol, o Vento e o Esquilo, eu, Gato Gatão, e a minha Ruivinha, Dom Leão e Dona Catatua, o Pedro e a Cremilde estarmos a visitar o Big Ben, o relógio mais famoso do mundo, decidiu investigar.

Fazendo uso da Lupa Mágica, que lhe permitia ver o passado, começou por investigar o segredo da Lua e do Sol. É muito importante lembrar que a Lupa tinha-lhe sido dada pelo seu tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-avô Gaspar, detetive de profissão e antigo companheiro do Inspetor Gadget.



Página 3

Baltazar escondeu-se atrás da juba do Dom Leão, enquanto este tentava ensinar a Dona Catatua novas palavras, tentando perceber o que se passava entre a Lua e o Sol.

Dona Catatua  apercebeu-se da intenção de Baltazar e começou a palrar:

- Maroto, mau, malandro, matreiro...

- Abracadabra, zás, pás, trás,

de brincar com as palavras eu sou capaz.


Página 4

O cachorro Baltazar não gostou da brincadeira e decidiu utilizar a sua Lupa Mágica. Escondeu-se atrás de uma engrenagem de relógio e disse:

-Lupa minha, lupa minha, sabes que sou desastrado, revela-me, por favor, os segredos do passado.

A Lupa, neste dia, estava do contra e decidiu mostrar-lhe, apenas, pedaços das conversas entre nós. A única coisa que ele ouvia era "podíamos fazer ao cachorro Baltazar..."


Baltazar, zangado e desesperado, por não conseguir descobrir nada, atirou para longe, bem longe a Lupa do seu tetra-tetra-tetra-tetra-tetra-avô e amuou, bateu a pata, rosnou e escondeu-se atrás do relógio.

Ah! Ah! Ah!

A Lupa, aproveitando-se da birrinha do Baltazar, procura-nos e diz-nos que o caminho está livre... e que já podemos concluir a missão. A Cremilde começa a rir a bandeiras despregadas, o vento fez soprar os ponteiros do relógio, eu fiz um poema muito jeitoso por sinal, a minha Ruivinha fez um chá e pão-de-ló, o Sol e a Lua abrilhantaram o espaço, Dona Catatua e Dom Leão prepararam uma canção.

Página 5

O Esquilo, a nosso pedido, foi procurar Baltazar e disse-lhe que sabia quais eram os segredos, mas precisava da sua ajuda para identificar a quem pertenciam.

-Descobriste!? - gritou Baltazar entusiasmado. - Leva-me até eles.

O Esquilo levou-o até uma sala escura. pediu para entrar primeiro, porque dizia que tinha medo e...

Feliz Aniversário!!

Surpresa!

Página 6

A vinda da autora Manuela Micaelo à nossa escola, no âmbito do projeto TODOS JUNTOS PODEMOS LER, motivou os alunos do 6ºA e suscitou a curiosidade de conhecerem os livros da autora, da coleção 4Leituras da editora Cercica, dedicada a meninos especiais. A partir daí surgiu a ideia de construir esta história, uma vontade enorme de lhes dar continuidade e desvendar os seus segredos.

Contracapa