Imagem de capa com o Título "Criando para o envolvimento e compreensão dos

  • INTRODUÇÃO

    3
  • Conheça os Assistentes

    4
  • Dispor texto para reduzir distrações

    5
  • Limitar o tamanho do texto para evitar o cansaço do leitor

    6
  • Escolher cores para melhorar a visibilidade

    7
  • Criar ligação entre imagem e tipo de letra

    8
  • Destacar pormenores críticos numa imagem

    9
  • Para saber mais

    10

INTRODUÇÃO

O  BookBuilder oferece um ambiente flexível para os autores criarem livros para uma variedade de fins.

Os autores estão acostumados a considerar elementos como a linha de história e ilustrações, a fim de transmitir uma mensagem, mas poucos estão treinados para considerar cada um dos elementos da página como suportes adicionais para a compreensão do leitor da mensagem. As técnicas usadas por designers gráficos podem ajudar os educadores e outros autores a manipular, estrategicamente, cada um dos elementos visuais na página de apoio à aprendizagem e leitura de metas de compreensão.

Este livro ensina os leitores como fazer isso e envolver e direcionar a atenção dos leitores, minimizar a confusão, distração e fadiga, e fornecer informações de forma clara e objetiva.


Assistentes do Book Builder

Conheça os Assistentes

Os três assistentes ajudam a explicar como os princípios de design gráfico podem melhorar a aprendizagem.

O Designer vai ajudar a entender as estratégias que estão sendo apresentadas em cada página com base em sua experiência em design gráfico.

A Techie irá fornecer-lhe dicas tecnológicas necessárias para realizar as sugestões em cada página.

O Reff irá fornecer-lhe referências e recursos para aprender mais sobre as estratégias que são sugeridos em cada página.


Duas imagens de uma menina nos degraus sua casa.
Dispor texto para reduzir distrações

Palavras isoladas ou frases curtas  “deixadas” no final de um parágrafo são chamadas “viúvas. Se são deixadas sozinhas, no início de um parágrafo são chamadas “órfãs.” Ambas chamam atenção visual desnecessária para si mesmos, que podem distrair o leitor.

Como pode ver na foto do "antes", a palavra Emília está abandonada numa linha por si só, podendo potencialmente distrair o leitor, e na foto "depois", Emília já não é deixada pendente para distrair o leitor.


Texto introdutório dos Maias (primeiro parãgrafo.)

Limitar o tamanho do texto para evitar o cansaço do leitor

Observe como se sente quando olha para as linhas de texto na visualização "antes" em comparação com a maneira como se sente quando olha para as linhas de texto na visualização "depois". No "antes" as linhas de texto são muito longas e difíceis de seguir. Na visão "depois", o comprimento da linha compacta é muito mais fácil de ler.

Limitar o comprimento da linha, quebrando linhas de texto podem evitar o cansaço do leitor e perda do envolvimento na tarefa. Sessenta caracteres por linha é o ideal para impressão. Especialistas em design web dizem cinquenta caracteres por linha é ideal para a web. Se o texto é ampliado, uma linha de vinte carateres é o melhor.


Texto com cor pouco legí­vel e texto com cor legí­vel.

Escolher cores para melhorar a visibilidade

Note que no "antes" o texto é claro demais para ser confortavelmente visível, e que no "depois", o texto mais escuro é muito mais fácil de ler.

Quando os elementos na página são muito claras ou escuras, podem dificultar a legibilidade do conteúdo. Isso pode-se tornar uma distração ou uma barreira. Alguns alunos irão dispender mais energia, esforçando-se para ver o texto.

Considere a claridade e escuridão dos elementos da página através dos olhos de um leitor e ajuste as cores para um maior contraste e máxima visibilidade.


Coelho com uma flor e com textos inferiores com tipos de letra diferentes

Criar ligação entre imagem e tipo de letra

Observe a forma que o peso visual do tipo de letra na exibição de "antes" não se encaixa bem com o peso visual da ilustração: o tipo de letra é leve e fino, enquanto a ilustração é exuberante. No “depois” um tipo de letra mais escuro, equilibra melhor com a imagem.

Igualando o estilo de texto com a imagem ajuda a fundir visualmente a relação imagem e palavra, aumentando a compreensão e redução de distração.


Três imagens que apresentam reflexões de folhas. Pormenor destacado na terceir

Destacar pormenores críticos numa imagem

Olhe para a primeira imagem e o  texto ao lado dela. O texto centra-se na reflexão das folhas, mas a imagem contém informação extra. Por exemplo, as árvores não são essenciais para o significado a ser transmitido no texto. A segunda imagem destaca a parte mais importante da imagem e, a terceira imagem mostra a imagem depois de ter sido cortada. Quando se compara as primeira e a terceira imagem, torna-se óbvio que as árvores eram um foco de distração.

Tenha em mente a mensagem específica que quer transmitir quando recortar uma imagem. Pergunte a si mesmo "Quais são as características críticas que eu quero destacar a fim de transmitir a minha mensagem?" Vendo estes elementos como suportes essenciais para a sua mensagem vai ajudar a ver tudo o resto como uma distração.


Para saber mais consulte

http://bookbuilder.cast.org/learn.php