Fomos a Espanha !

Mapa de Espanha

A história de uma visita de estudo...

• As personagens

• Por terras espanholas

• Desfile histórico e etnográfico

• O regresso a casa

As cinco personagens da história

Os heróis deste livro são a Ana Malveiro, o Diogo Martins, o José Malveiro, o Igor Carreira e o Diogo Guerreiro.

Carrinha de transporte de passageiros

Partimos da nossa escola no transporte que a Câmara Municipal amigavelmente nos cedeu. Utilizámos um transporte terrestre.

Mapa do percurso realizado entre Castro Verde-Mértola-Alcoutim-Ayamonte

Na nossa viagem partimos de Castro Verde, passámos por Mértola, parámos em Alcoutim e chegámos a Vila Real de Santo António para almoçar. Daí fomos para Espanha e visitámos a localidade de Ayamonte. Foram muitos quilómetros percorridos.

Calendário do mês de maio de 2014

Escolhemos o dia 13 de maio de 2014 para a nossa viagem. O sol brilhava no céu e a temperatura era amena. Esteve um dia magnífico!

Relógios com a hora da partida e da chegada

Nesse dia saímos de Castro Verde pelas 10 horas AM e voltámos já um pouco tarde, pelas 8 horas e 10 minutos PM. Também se pode dizer que eram 20 horas e 10 minutos. A nossa viagem demorou todo o dia...

Foto do rio Guadiana

Depois de Mértola fomos ao lado do rio Guadiana. Este nasce em Espanha e desagua entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Aymonte. O rio quando chega a Portugal, no Alentejo, segue a linha da fronteira. Há muitos anos que é o rio que separa os dois países, Portugal e Espanha, em mais de 100 quilómetros...

Vê o vídeo para conheceres um pouco mais do Rio Guadiana.

Praia fluvial de Alcoutim

Ao passar pela vila de Alcoutim fomos ver a praia fluvial. É pequena mas está muito bem arranjada, pois a água está limpa e a areia é branquinha. Á volta tem um bonito jardim e muitas árvores que fazem uma boa sombra para nos proteger do sol.

Ficámos de lá voltar mas com o fato de banho na mochila...

Interior do Museu do Rio

Quando chegámos à localidade de Guerreiros do Rio fomos visitar o Museu do Rio. Vimos vários tipos de barcos que navegaram nas águas do rio Guadiana, diversos tipos de utensílios utilizados na pesca e também o tipo de fauna e flora desta região. No fim vimos um filme que nos falava do contrabando  em tempos do Estado Novo...

Um museu a visitar.

Travessia de barco do rio Guadiana

Chegados a Vila Real de Santo António fomos almoçar. Depois fizemos a travessia de barco entre Vila Real e Ayamonte. Deixámos Portugal para entrar no país vizinho: a Espanha.

Bandeira da CE, bandeira espanhola, euros, hora em Portugal e em Espanha

Chegados a Espanha pudemos observar muitas coisas.

Ficámos a saber que também Espanha pertence à Comunidade Europeia e que a sua bandeira é amarela e vermelha. Também tem uma coroa pois em Espanha existe uma monarquia , ou seja, o chefe de estado é um rei.

Com as compras que fizemos percebemos que em terras espanholas também se usa o euro como moeda de troca.

E por fim constatámos que lá é uma hora mais tarde do que em Portugal. Assim, quando em Portugal são 12 horas e 30 minutos, em Espanha já são treze horas e meia.

Que grandes descobertas nós fizémos...

Desfile histórico em Vila Real

Foi em mil setecentos e setenta e quatro, a 13 de maio, que por ordem do Marquês de Pombal nasceu Vila Real de Santo António.

Integrado nas comemorações  da fundação desta vila, a 13 de maio, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico . Neste evento, o destaque vai para a realidade local, mas também para figuras de relevo da nossa realidade regional e nacional.

Sem dúvida, um cortejo muito interessante.

Mapa com o percurso de regresso

Terminado o desfile foi hora de regressar a Castro Verde.

Estávamos muito cansados mas sentíamo-nos muito felizes com tudo o que tínhamos visto e aprendido.